PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DO ESTADO NUTRICIONAL DE MICRONUTRIENTES E SEU SIGNIFICADO PARA AS AÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p94Palavras-chave:
Micronutrientes. Indicadores de Saúde. Nutrição em Saúde Pública.Resumo
As deficiências de ferro, zinco e vitamina A constituem um problema de saúde pública em diversos países em desenvolvimento, atingindo percentuais elevados de grupos populacionais biologicamente vulneráveis, tais como as crianças. Os indicadores bioquímicos do estado nutricional de micronutrientes constituem uma ferramenta importante nos programas de combate a essas carências nutricionais na medida em que possibilitam identificar áreas e populações com elevados índices de déficit nutricional. Para tanto, torna-se imprescindível a interpretação correta dos resultados das análises laboratoriais, a fim de garantir a fidedignidade dos dados de prevalência de deficiência de micronutrientes na população. Tal processo exige um conhecimento prévio acerca das características dos indicadores bioquímicos, das interações metabólicas entre os micronutrientes e da influência dos processos infecciosos subclínicos sobre as concentrações de micronutrientes. Neste contexto, o presente trabalho objetiva realizar uma revisão bibliográfica acerca das deficiências de ferro, zinco e vitamina A, no contexto do seu diagnóstico bioquímico, com a finalidade de apoiar as decisões relacionadas com as análises de estudos epidemiológicos e da saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).