Mulheres Quilombolas: Profissionais na estratégia de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v12n2p56Palavras-chave:
Equidade em Saúde, Desigualdades em Saúde, Políticas PúblicasResumo
O objetivo deste estudo foi compreender as impressões de mulheres quilombolas que atuam como profissionais de uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família sobre o trabalho desempenhado junto à sua comunidade. A investigação teve abordagem qualitativa, sendo os sujeitos mulheres quilombolas de uma Comunidade Rural Quilombola de um município do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, a visão crítica deu-se através da análise de conteúdo focado no tema, embasamento a partir da Teoria Fundamentada em Dados, que possibilitou a ordenação por categorias, de acordo com a similitude. Formaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimentos pessoais quanto ao trabalho em saúde; Complexidade e obstáculos da atuação como profissionais de saúde junto aos grupos operativos da Estratégia de Saúde da Família; Dificuldades de mobilidade para os trabalhos de visitas domiciliares; Saúde Infantil; Deficiências da Assistência à Saúde; Hábitos nocivos e questões sociais que influenciam nas condições de saúde. As falas revelaram que as entrevistadas sentem-se felizes em atuar na saúde da Comunidade Quilombola, que encontram dificuldades ligadas a falta de uma melhor capacitação para melhorar o diálogo com as pessoas, enfrentam problemas de deslocamento decorrente das grandes distâncias. Demonstram grande preocupação quanto ao acesso de sua Comunidade à assistência hospitalar e quanto as questões sociais que agravam os problemas de saúde.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Freitas DA, Silveira JCS, Ferreira LA, Zucchi P, Marques AS. Mulheres Quilombolas: Profissionais na estratégia de saúde da família. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 17º de novembro de 2024];12(2):56-62. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/444
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).