Intervenção nutricional alternativa no controle da anemia em crianças e mães
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p7Palavras-chave:
intervenção nutricional, anemia, mães, crianças, ferro bisglicina quelatoResumo
As anemias carenciais constituem um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, afetando cerca de 2 bilhões de pessoas, sendo a maioria, mulheres e crianças. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar a eficácia de uma intervenção alternativa no controle da anemia, com a adição de ferro suplementar em refeição habitual, de crianças com idade entre 2 a 4 anos e suas respectivas mães, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Diamantina – MG. Este estudo foi cego e a amostra foi constituída por 125 famílias voluntárias do Programa (ESF), sendo formados dois grupos: Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC), este diferenciado por adicionar solução não contendo ferro na refeição. O diagnóstico de anemia foi feito pela medida da concentração de hemoglobina e após três meses de intervenção foi feita à dosagem de hemoglobina para diagnóstico da anemia. Verificou-se pelos calendários que a solução de suplemento de ferro/placebo ficou restrita às crianças de 2 a 4 anosDownloads
Publicado
2013-12-16
Como Citar
1.
Dias ACP, Szarfarc SC. Intervenção nutricional alternativa no controle da anemia em crianças e mães. Espac. Saude [Internet]. 16º de dezembro de 2013 [citado 17º de janeiro de 2025];14(1/2):7-13. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/457
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).