ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ESTRUTURAS VOLTADAS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO SUDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p14Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Administração Pública, Equidade em SaúdeResumo
O Estado como provedor do bem público busca disseminar a saúde entre seus habitantes, e uma das principais formas de realizar isso é por meio da Atenção Primária à Saúde. Esse contexto contribuiu para o escopo deste artigo, cujo objetivo foi investigar o padrão de distribuição e equidade nas estruturas voltadas para a Atenção Primária à Saúde no âmbito do sudeste brasileiro. Com uma abordagem teórica se discorreu sobre a equidade na gestão da saúde pública e os modelos da administração pública e a relação com a equidade. Os principais autores da área foram considerados na composição das evidências empíricas necessárias à compreensão desse fenômeno. Para o cumprimento de tal objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa, por meio de estatística espacial utilizando principalmente o I de Moran e o Local Indicators of Spatial Association. Os resultados apontaram para uma distribuição desigual na região. O que oferece indícios de iniquidade na alocação de recursos, evidenciando assim que são importantes intervenções e ações proativas na gestão da atenção primária à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).