Conhecimento sobre saúde bucal de professores de escolas públicas em Colombo-PR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p57Keywords:
Promoção em Saúde, Educação em Saúde, Saúde Bucal.Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre temas relacionados à saúde bucal dos professores do ensino fundamental das escolas adscritas às Unidades de Saúde do município de Colombo-PR. A pesquisa foi realizada com 52 professores de escolas públicas de Colombo-PR, por meio de um questionário estruturado abordando temas relacionados à saúde bucal. 96.15% relataram que na escola são feitas atividades de educação em saúde bucal e 98.1% abordam temas relacionados nas aulas. O profissional que mais realiza a educação em saúde bucal foi o técnico em saúde bucal (35.9%). Grande parte afirmou saber o que é biofilme dental, mas poucas a definiram de maneira completa. Apenas 30.8% presenciaram algum traumatismo dentário na escola. Embora o professor seja um importante promotor de informação, o conhecimento deles sobre temas básicos de saúde bucal ainda é muito limitado, possivelmente pela ausência de capacitação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).