Competências para o atendimento multiprofissional da PCR em pediatria: percepções da equipe de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e999

Palavras-chave:

Parada Cardíaca, Pediatria, Competência clínica

Resumo

Estudo exploratório descritivo, quantitativo, realizado em um hospital pediátrico filantrópico, com objetivo de compreender as competências profissionais da enfermagem no atendimento da parada cardiorrespiratória em pediatria, além de investigar suas percepções. Participaram 30 profissionais da equipe de enfermagem e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário fechado. Os resultados, analisados por meio de estatística descritiva, mostram que os profissionais de enfermagem, em sua maioria apresentam conhecimento sobre o atendimento da emergência investigada. Em relação as suas percepções sobre as habilidades técnicas necessárias, nota-se que a maioria dos participantes se percebem seguros para as manobras de ressuscitação e para a administração de medicações durante o atendimento, contudo, ao abordar o manuseio do desfibrilador e a realização de punção venosa, a maior parte da amostra afirmou não se sentir totalmente seguro para estas atividades. Concluindo-se que a maioria dos participantes apresentam conhecimento teórico-prático para a execução do atendimento.

Biografia do Autor

Mayara Benevides Alonso Camilo, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Especialista em pediatria pelo Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Fabiane Frigotto de Barros, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde. Docente das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

1.
Camilo MBA, Barros FF de. Competências para o atendimento multiprofissional da PCR em pediatria: percepções da equipe de enfermagem . Espac. Saude [Internet]. 14º de junho de 2024 [citado 2º de julho de 2024];25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/999

Edição

Seção

Artigos