Competências gerais, específicas e dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e975Palavras-chave:
Preceptor, Farmacêuticos, Educação baseada em competênciasResumo
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar as competências gerais, específicas e as dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science, Embase e Scopus, utilizando artigos publicados sobre competências gerais e específicas dos preceptores farmacêuticos. A busca inicial identificou 355 artigos, dentre os quais 14 atenderam aos critérios de inclusão. Foram encontradas como principais competências gerais: habilidade de comunicação, conhecimento, resolução de problemas, desenvolvimento de pensamento crítico e profissionalismo; como específicas: feedbacks, relacionamento interpessoal, atividades baseadas nas necessidades dos alunos, planejamento, expectativa compartilhada e liderança; e foram vistas como principais dificuldades: necessidade de maior qualificação dos preceptores e falta de tempo para exercer as atividades da preceptoria. O conhecimento dessas competências e dificuldades pode contribuir para uma melhor força de trabalho na educação acadêmica e experiencial em farmácia.
Referências
Assemi M, Corelli R. L, Ambrose P J. Development Needs of Volunteer Pharmacy Practice Preceptors. American Journal of Pharmaceutical Education [Internet]. 2011 [citado 15 de nov. 2023]; 75(1):1-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3049647/
Bartlett AD, Um IS, Krass I, Schneider CR. Ensuring the quality of clinical supervision: Stakeholder perceptions of pharmacy preceptor competence. Currents in Pharmacy Teaching and Learning [Internet]. 2023 [citado 12 dez. 2023]; 15(8): 722-29. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187712972300179X?via%3Dihub
Bond R, Godwin D, Thompson ME, Wittstrom K. Preceptor Perceptions of the Importance of Experiential Guidelines. American Journal of Pharmaceutical Education [Internet]. 2013 [citado 15 de nov. 2023]; 77(7): 1-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3776898/pdf/ajpe777144.pdf
Chianca-Neves MGB, Lauer-Leite ID, Priante PT. As concepções de preceptores do SUS sobre metodologias ativas na formação do profissional de saúde. Educ Rev. [Internet]. 2020 [citado 14 dez. 2023], 36: e207303. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/edur/a/ZHwC4mFq5NyDhn3YJLBHZQn/?lang=pt>.
Cox CD, Mulherin, K, Walter S. National preceptor development program (PDP) prototype. The third of a 3-part series. Currents in Pharmacy Teaching and Learning [Internet].2018 [citado 15 de nov. 2023]; 10(3): 298–306. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29764633/
Davis LE, Pogge EK, Larson SL, Storyohann T. Evaluating the change in preceptor habits while enrolled in a teaching and learning curriculum using the habits of preceptorsrubric. Journal of the American College of Clinical pharmacy [Internet]. 2020 [citado 16 de nov. 2023]; 4: 137-46. Disponível em: https://accpjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jac5.1318
DeAngelis JT, Wolcott MD. A Job Analysis to Define the Role of the Pharmacy Preceptor. Am J Pharm Educ [Internet]. 2019 [citado 15 de nov. 2023]; 83(7):7196. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31619831/
Držaić M, Kummer I, Mucalo I, Bruno A, Hadžiabdić MO. Identifying self-assessed competencies and areas for improvement within community pharmacist-preceptors support during pre-registration training. BMC Medical Education [Internet].2018 [citado 15 de nov. 2023]; 18: 303. Disponível em https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1413-x
Enderby CY, Davis S, Sincak CA, Shaw B. Health-system pharmacist preceptor development and educational needs for accessible resources. Currents in Pharmacy Teaching and Learning [Internet].2021 [citado 15 de nov. 2023]; 13(9):1110–20. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34330387/
Evangelista MLF, Mendonça SAM, Oliveira DR. O papel do preceptor na formação do estudante de farmácia: uma revisão de literatura. Journal off applied Pharmaceutical Sciences [Internet]. 2020 [citado 12 dez. 2023]; (7): 144 – 54. Disponível em: <https://www.academia.edu/44726034/O_papel_do_preceptor_na_forma%C3%A7%C3%A3o_do_estudante_de_farm%C3%A1cia_uma_revis%C3%A3o_de_literatura>
Fernandes SDM, Trindade AP, Figueiredo TC, Costa FCC, Oliveira SBR, Salvador PTCO. Metodologias ativas utilizadas por preceptores nas residências multiprofissionais em saúde: revisão de escopo. R. Bras. Inov. Tecnol. Saúde [Internet]. 2021 [citado 15 de dez. 2023];10(3):19-31. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/22182>.
Furtado CTM, Zagonel IPS. O processo de desenvolvimento docente no ensino superior da área de saúde: revisão integrativa. Espac. Saúde [Internet]. 2021 [citado 14 dez. 2023]; 22: 1-12. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/724
International Pharmaceutical Federation (FIP). Statement of Policy: Good Pharmacy Education and Practice: International Pharmaceutical Federation [Internet]; 2000[citado 03 out. 2023]. Disponível em: http://www.fip.org.
Knott GJ, Mylrea MF, Glass BD. Pharmacy preceptor training: addressing the challenges of clinical supervision in community practice, International Journal of Pharmacy Practice [Internet]. 2023 [citado 14 dez. 2023]; 31(5): 558–61. Disponível em: https://academic.oup.com/ijpp/article-abstract/31/5/558/7226986?redirectedFrom=fulltext#google_vignette.
Larson S, Davis LE, Stevens AM, El-Ibiary S, Grice G, Pogge E et al. Development of a tool to assess and advance the effectiveness of preceptors: The Habits of Preceptors Rubric. Am J Health Syst Pharm. [Internet]. 2019 [citado 16 de nov. 2023]; 15;76(21):1762-69. Disponível em: < https://academic.oup.com/ajhp/article-abstract/76/21/1762/5587308?redirectedFrom=fulltext>
Leitão LMBP, Vianna IC, Delmiro ALC, Cruz JPL, Motoyame PVP, Teixeira Filho MS et al. Metodologias ativas de ensino em saúde e ambientes reais de prática: uma revisão. Revista De Medicina [Internet]. 2021, [citado 25 de nov. 2023]; 100(4). Disponível em https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/171229
Marriott J, Galbraith, K, Taylor S, Dalton L, Rose M, Bull R et al. Pharmacists’ views of preceptorship. Pharmacy Education. [Internet]. 2006 [citado 16 de nov. 2023]; 6(4): 245–52. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/811/687
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-Um aplicativo web e móvel para revisões sistemáticas. Sist. Rev. [Internet]. 2016 [citado 14 de nov. 2023]; 5:1-10. Disponível em:< https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4>.
Pan GC, Zheng W, Liao, SC. Qualitative study of the learning and studying process of resident physicians in China. BMC Med Educ [Internet]. 2022 [citado 14 de nov. 2023]; 22(1): 1-12. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03537-x .
Paravattil B. Preceptors. Self-Assessment of Their Ability to Perform the Learning Objectives of an Experiential Program. American Journal of Pharmaceutical Education [Internet]. 2012 [citado 16 de nov. 2023]; 76 (9): 1-9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23193333/
Pimentel CM, Vieira JSBC, Costa JM, Barros MCS. Uma análise da implementação do modelo de ensino one minute preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma faculdade do nordeste brasileiro. Fisioterapia Brasil [Internet]. 2023 [citado 16 de nov. 2023]; 24(1):52-75. Disponível em: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/5335
Ribeiro PKC, Firmo WCA, Sousa MHSL, Figueiredo IA, Pacheco MAB. Os profissionais de saúde e a prática de preceptoria na atenção básica: assistência, formação e transformações possíveis. J Manag Prim Health Care [Internet]. 2020 [citado 14 de dez. 2023];12: 1-18. Disponível em: <https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/977>.
Sequeira CCR, Machado Júnior C. Preceptoria na formação médica: O conhecimento dos preceptores sobre competências em cenários de prática. Research, Society and Development. [Internet]. 2022 [citado 16 de nov. 2023]; 11 (8): e21111830702.Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30702
Smith DV, Gautreaux S, Gulbis AM, Bruno JJ, Garey K, Roux RK et al. Program development of a preceptor bootcamp for operational pharmacy preceptors. Am j health-syst pharm. [Internet]. 2020 [citado 16 de nov. 2023]; 77(1):S2-S7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31950136/
Sylvia LM. A lesson in clinical reasoning for the pharmacy preceptor. Am J Health Syst Pharm. [Internet]. 2019 [citado 17 de nov. 2023]; 76(13):944-51. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31361889/
Teireck F, Souza S, Faria RMD. Estratégias de ensino do raciocínio clínico nos cursos de Medicina do Brasil – revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2023 [citado 17 de nov. 2023]; 47 (1): e17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/YPsYjqV7wVtWYpjFVQkQd8c/?format=pdf&lang=pt
Warren JI, Harper MG, MacDonald R, Ulrich B, Whiteside D. The Impact of Preceptor Education, Experience, and Preparation on the Role. J Nurses Prof Dev. [Internet]. 2023 [citado 14 dez. 2023]; 39(4):191-200. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37390340/
Wiedenmayer K, Summers RS, Mackie CA, Gous AGS, Everard M. Developing pharmacy practice: a focus on patient care: handbook. Geneva: World Health Organization [Internet]. 2006 [citado 16 de nov. 2023]; Disponível em: <https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/69399/?sequence=1>
Yılmaz S, Aktaş D. Midwifery students' perceptions of clinical learning experiences and midwifery preceptors in Turkey. Nurse Educ Pract. [Internet]. 2023 [citado 14 de nov. 2023] ;73:103835. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37977038/
Young S, Vos SS, Cantrell M, Shaw R. Factors Associated With Students’ Perception of Preceptor Excellence. American Journal of Pharmaceutical Education [Internet]. 2014 [citado 16 de nov. 2023]; 78(3):1-6. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3996385
Zeitoun A, Sacre H, Hallit S, Zeenny RM, Sili G, Salameh, P. Clinical preceptor competencies for a better pharmacy education: a suggested framework for Lebanon. Journal of Pharmaceutical Policy and Practice [Internet]. 2020 [citado 16 de nov. 2023]; 13(1). Disponível em: https://joppp.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40545-020-00217-3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).