ELABORAÇÃO E CONSENSO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTENCIAL PARA AVALIAÇÃO CLÍNICA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n4p76Palavras-chave:
Tecnologia, Enfermagem, Exame Físico.Resumo
A avaliação clínica diária realizada pelos enfermeiros mantém atualizada a situação de cada paciente. Para dinamizar esta assistência, o enfermeiro utiliza tecnologias assistenciais, que muitas vezes não atende às necessidades do profissional e do paciente. Diante disto, este estudo teve como objetivo elaborar e obter consenso sobre uma tecnologia assistencial para avaliação clínica de enfermagem no período pós-operatório. Trata-se de uma pesquisa descritiva e metodológica com abordagem quantitativa, utilizando também o processo de consenso. Para testar sua validade participaram deste estudo 9 juízes-especialistas e 15 enfermeiros como público-alvo. Na avaliação dos juízes-especialistas, a tecnologia assistencial foi considerada como parcialmente adequada, sendo necessária à reformulação da mesma. Após esta etapa, foi realizada a análise do público-alvo, que julgou a tecnologia assistencial reformulada como adequada para a sua finalidade. Concluiu-se que a tecnologia assistencial elaborada e condensada neste estudo auxilia os enfermeiros a executarem de maneira dinâmica e eficaz esta assistência de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).