QUALIDADE DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p82Palavras-chave:
Qualidade de vida, hábitos alimentares, estudantes.Resumo
Introdução: A qualidade de vida vem surgindo como uma nova meta a ser alcançada pelas áreas da saúde, diretamente relacionada com a promoção de saúde. Cabe a estudantes de Nutrição oferecer promoção e proteção da saúde por meio da alimentação e nutrição adequada.
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior privada no estado de Santa Catarina.
Método: Estudo transversal, do tipo exploratório e de natureza quantitativa, realizado com 181 acadêmicos de Nutrição, que responderam a um questionário com indicadores de saúde e ao questionário WHOQOL-bref da Organização Mundial da Saúde, que avalia qualidade de vida.
Resultados: A maioria dos acadêmicos possui bons hábitos alimentares e pratica atividade física regularmente. Verificou-se que entre os domínios, o das relações sociais apresentou o maior escore médio (74,4, DP ± 17,0) e o domínio meio ambiente o menor escore (67,6, DP ± 11,8). As questões referentes à autopercepção do acadêmico sobre sua qualidade de vida e satisfação com a saúde apresentaram escore médio de 76,4, DP ± 16,2 e 70,2, DP ± 20,1, respectivamente. A qualidade de vida geral apresentou escore médio de 73,3, com desvio padrão de 16,1.
Conclusão: Os resultados sugerem que os acadêmicos merecem atenção quanto aos aspectos relacionados a questões que contemplam o domínio meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).