Bullying entre os jovens: relações com o preconceito e a autoestima
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p56Palavras-chave:
Bullying. Preconceito. Autoestima.Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência do bullying e suas relações com o preconceito e a autoestima dos estudantes de escolas públicas. Participaram 284 estudantes, e os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoidentificação de Bullying, a Escala de Manifestação de Preconceito, a Escala de Autoestima de Rosenberg e um questionário sociodemográfico. Nos resultados, verificou-se que quanto maior a ocorrência de bullying, mais o preconceito se manifesta (ρ = 0,261; p<0,05). Entre os alvos do bullying, constatou-se que quanto mais o estudante sofre agressões, menores serão os níveis de autoestima (ρ= -0,218; p<0,05). Em suma, os dados demonstraram que o bullying é um risco à qualidade de vida dos participantes e requer cuidados, como planos de intervenções, com foco em minimizar suas ações e romper com a cristalização da percepção de serem “brincadeiras” ou uma solução para os conflitos inter e intrapessoais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).