Bullying entre os jovens: relações com o preconceito e a autoestima
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p56Palavras-chave:
Bullying. Preconceito. Autoestima.Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência do bullying e suas relações com o preconceito e a autoestima dos estudantes de escolas públicas. Participaram 284 estudantes, e os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoidentificação de Bullying, a Escala de Manifestação de Preconceito, a Escala de Autoestima de Rosenberg e um questionário sociodemográfico. Nos resultados, verificou-se que quanto maior a ocorrência de bullying, mais o preconceito se manifesta (ρ = 0,261; p<0,05). Entre os alvos do bullying, constatou-se que quanto mais o estudante sofre agressões, menores serão os níveis de autoestima (ρ= -0,218; p<0,05). Em suma, os dados demonstraram que o bullying é um risco à qualidade de vida dos participantes e requer cuidados, como planos de intervenções, com foco em minimizar suas ações e romper com a cristalização da percepção de serem “brincadeiras” ou uma solução para os conflitos inter e intrapessoais.
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