ASPECTOS ÉTICOS NA PESQUISA COM DADOS SECUNDÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p45Palavras-chave:
Ética em pesquisa, Prontuários, Revisão,Resumo
Tratou-se de uma revisão sistemática acerca da ética na pesquisa com dados secundários. Foram utilizados dois descritores de assunto existentes na lista de descritores da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): “ética em pesquisa” e “prontuários” e os mesmos termos em língua inglesa existentes na lista de descritores do Medical Subject Headings (MESH): “research ethics” and “patient record”. A análise desses artigos revelou que 20 trabalhos atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos para a pesquisa. São vários os aspectos éticos relacionados com as pesquisas com dados secundários, entretanto, a confidencialidade, privacidade e consentimento individual foram citados na maioria dos trabalhos e pode-se inferir que são estes os dilemas éticos mais prevalentes neste tipo de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).