O USO DA SIMULAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO ACADÊMICA

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal
  • Rejane Maria Paiva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Marília Souto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p59

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Simulação.

Resumo

O processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem.

Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal-RN, Brasil. E-mail: raphaelraniere@hotmail.com

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal-RN, Brasil.

José Carlos Amado Martins, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal

Doutor em Ciências de Enfermagem. Professor Coordenador  na Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal.

Rejane Maria Paiva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal-RN, Brasil.

Marília Souto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Estudante da Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal –RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

1.
Costa RR de O, Medeiros SM de, Martins JCA, Menezes RMP de, Araújo MS de. O USO DA SIMULAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO ACADÊMICA. Espac. Saude [Internet]. 30º de março de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];16(1):59-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.