Organização da família no cuidado ao idoso com doença de Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p41Palavras-chave:
Família, Idoso, Doença de Alzheimer, Equipe de enfermagem.Resumo
Objetivo: Analisar como a família se organiza para prestar cuidados ao idoso com doença de Alzheimer no espaço domiciliar. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva. Para a avaliação da família foi utilizado o Modelo Calgary de Avaliação Familiar e os foram dados obtidos junto a duas famílias, em que em cada uma delas havia uma pessoa idosa com doença de Alzheimer (DA). As informações foram organizadas e analisadas seguindo os preceitos da análise de conteúdo. Resultados: Identifica-se que o familiar cuidador realiza adequações em seu cotidiano - assume novas funções no ambiente doméstico, abandona determinadas responsabilidades, tarefas e atividades de lazer, para dedicar-se ao cuidado da pessoa com DA. Ainda, apresenta sobrecarga de trabalho, insegurança e, também, adoece necessitando de ajuda de outras pessoas. Considerações finais: Observa-se a importância do vínculo entre os familiares e o idoso com doença de Alzheimer, para que os cuidados sejam efetivados e sua condição clínica seja preservada. Verifica-se que há mudanças pessoais, físicas, psíquicas e organizacionais na vida do familiar cuidador, para dar conta do cuidado ao idoso que apresenta DA no espaço domiciliar. Entende-se ser relevante a atenção da equipe de enfermagem neste contexto, prestando cuidado e orientações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).