Conhecimento das mães acerca do teste do pezinho
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p220Palavras-chave:
Triagem Neonatal - Teste do Pezinho, Prevenção de Doenças, Mães – Conscientização.Resumo
A Triagem Neonatal popularmente conhecida por Teste do Pezinho constitui importante estratégia para o rastreamento de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, sendo realizado o teste por meio de um exame laboratorial que analisa gotas de sangue, colhidas do calcanhar de crianças no período neonatal. Este estudo tem como objetivo analisar pesquisas publicadas na literatura nacional sobre o conhecimento das mães em relação ao Teste do Pezinho, evidenciando a pertinência das práticas educativas pelos profissionais de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em dezembro de 2015, nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Foram selecionados quatro artigos nacionais/internacionais que abordavam o tema/problema do estudo. Os resultados encontrados mostraram que mães sabiam da existência do teste, ainda que superficialmente. Em todos os artigos selecionados ficou evidente a importância do profissional da saúde, principalmente da Enfermagem, no delineamento das práticas educativas propostas para as mães. Os estudos ressaltaram a relevância da disseminação de informações sobre o Teste do Pezinho, demonstrando a sua importância para a sobrevida das crianças. Concluiu-se que ele irá contribuir para a reflexão e discussão entre os profissionais de saúde, sobre a relevância do Teste do Pezinho, visto que este promove detecção de doenças que podem causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor irreversíveis no recém-nato.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Menezes FL, Gracioli M da SA, Freitas HMB de, Diaz CMG, Rocha BD da, Gomes IEM, et al. Conhecimento das mães acerca do teste do pezinho. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 3º de dezembro de 2024];17(2):220-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/304
Edição
Seção
Revisões
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).