Competências do enfermeiro na gestão hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p66Palavras-chave:
Enfermagem – Gestão por Competência, Gestão Hospitalar, Trabalho em Equipe.Resumo
Objetivo: Conhecer as competências requeridas ao enfermeiro no exercício da gestão hospitalar. Métodos: Estudo de caráter descritivo e exploratório, do tipo revisão bibliográfica, realizado nas bases de dados LILACS e BDENF a partir dos descritores controlados gestão hospitalar, Enfermagem e competência profissional, no período de 2005 a 2015. A busca revelou 282 publicações, porém após a análise resultaram 08 artigos.Resultados: As competências identificadas nos textos foram acomodadas em quatro blocos: valores, compreensão, comportamentos e ações, gerando uma síntese do perfil esperado para o enfermeiro gestor. Os autores pesquisados revelam o que é necessário para desenvolver uma visão estratégica, promover o desenvolver das pessoas lideradas, citam algumas ferramentas gerenciais e analisam a integração entre assistência e gestão. Foi percebida a necessidade de quebra de paradigmas que conduza a Enfermagem a modelos de gestão mais humanizados e coerentes com a administração contemporânea. Conclusões: Falta aos enfermeiros uma visão global da instituição e do seu mercado-alvo; a dificuldade mais pungente é saber lidar com pessoas, gerenciar conflitos e equilibrar os interesses dos liderados e da instituição. Ficou evidente a relevância dada a análise de indicadores de qualidade e desempenho e a construção da integração entre gestão e assistência foi fortemente destacada nos artigos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).