Sobrecarga do cuidador familiar do idoso dependente
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p55Palavras-chave:
Idoso fragilizado, Cuidadores, Relações Familiares.Resumo
O envelhecimento está relacionado ao surgimento das doenças crônicas que podem incapacitar, levando a necessidade de cuidados nas atividades da vida diária. Geralmente o familiar responsabiliza-se pelo cuidado. Este estudo objetivou descrever o perfil de cuidadores familiares de idosos dependentes cadastrados em uma unidade de saúde em Curitiba e, analisar a sobrecarga do cuidador familiar. O método empregado foi exploratório descritivo, com abordagem quantitativa realizado em uma Estratégia de Saúde da Família com cuidadores familiares de idosos dependentes. Participaram 42 cuidadores de idosos, predominantemente filhos, idade superior a 60 anos, sexo feminino, casados e cuidadores em tempo integral. Todos os cuidadores apresentaram sobrecarga. Os resultados evidenciam a importância dos profissionais de saúde dar maior atenção aos cuidadores familiares de idosos, pois a sobrecarga do cuidado vulnerabiliza os cuidadores para o surgimento de doenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).