Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p9Palavras-chave:
Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.Resumo
O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.
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