Aconselhamento pré e pós-teste anti HIV em gestantes em Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v12n2p18Palavras-chave:
Aconselhamento, Gestantes, Sorodiagnóstico da Aids, Atenção Primária à Saúde, HIVResumo
Analisar o aconselhamento individual pré e pós-teste anti-HIV em uma Unidade básica de Saúde da Família de Fortaleza – Ceará. Desenvolveu-se pesquisa avaliativa com participação de médicos e enfermeiros entre 2004 e 2005, em Fortaleza- Ceará. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevista aberta e observação participante e para a análise o referencial teórico de aconselhamento do Ministério da Saúde. Os resultados apontam que os profissionais não realizam o aconselhamento individual pré e pós-teste anti-HIV durante as consultas de pré-natal. Desconsideram que o aconselhamento pré-teste pode instrumentalizar a gestante na decisão de realizar o teste. Os profissionais de saúde se limitam a incluir o teste anti-HIV no rol de solicitação dos exames de rotina do pré-natal e não contemplam os componentes do aconselhamento.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Araújo MAL, Vieira NFC, Galvão MTG. Aconselhamento pré e pós-teste anti HIV em gestantes em Fortaleza, Ceará. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 17º de novembro de 2024];12(2):18-27. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/440
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).