EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES: ALIANÇA ENTRE ESCOLA E ENFERMAGEM/SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p47Palavras-chave:
Enfermagem, Educação sexual, AdolescentesResumo
Este estudo objetivou destacar a importância da educação sexual na escola, a partir da aliança entre escola e enfermagem/saúde. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido com cinco adolescentes, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A partir da organização dos dados emergiram as seguintes temáticas: a escola como espaço para a educação sexual de adolescentes; escola e enfermagem/saúde: aliança necessária para a educação sexual de adolescentes. Os resultados evidenciam que a escola constitui-se em um importante espaço para a educação sexual, no entanto, os profissionais desse setor precisam atentar para aspectos individuais e contextuais de cada adolescente. Destaca-se também a necessidade de alianças entre educação e saúde, uma vez que possibilitam o desenvolvimento de competências entre os dois serviços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).