Tecnologias educacionais como recursos para ensino sobre segurança do paciente

protocolo de uma revisão UMBRELLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1025

Palavras-chave:

Estudantes de Ciências da Saúde, Tecnologia digital, Segurança do paciente

Resumo

Trata-se de um protocolo de revisão umbrella que busca explorar uma variedade de tecnologias educacionais empregadas para facilitar o ensino sobre a segurança do paciente. Ao compreender como as tecnologias educacionais estão sendo utilizadas nesse campo, podemos avaliar sua eficácia, benefícios, desafios e formas de aprimorar e otimizar essas abordagens para melhorar os resultados educacionais e consequentemente a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente. Objetivou-se mapear a aplicabilidade das tecnologias digitais para o ensino sobre segurança do paciente. Seguirá a metodologia do manual de revisão do Instituto Joanna Briggs, contando com busca nas Bases de Dados Web of Science, PubMed, ScienceDirect, Embase e SciELO, com os descritores “Tecnologia digital”, “Segurança do paciente”, “Estudantes de Enfermagem” e “Estudantes de Medicina”. Espera-se  conhecer as tecnologias digitais que subsidiam o ensino sobre segurança do paciente, compreendendo sua aplicabilidade e eficácia.

Biografia do Autor

Isabela Campos Genkawa, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Lorrani Lopes Duffeck, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Julia Laurentino Silveira, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestranda do Programa Ensino nas Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das  Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Referências

Aromataris E, Lockwood C, Porritt K, Pilla B, Jordan Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. JBI; 2024 [citado 2 de jun 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01.

Moher D, Shamseer L, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Syst Rev [Internet]. 2015 [citado 2 de jun 2024]; 4(1):1. Disponível em: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1.

Pinto M, Leite C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educ Pesqui [Internet]. 2020 [citado 2 de jun 2024]; 46:e216818. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818

Pollock M, Fernandes RM, Becker LA, Pieper D, Hartling L. Chapter V: Overviews of Reviews. In: Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, et al., editors. *Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.4* (updated August 2023) [Internet]. Cochrane; 2023 [citado 5 de jul 2024].Disponível em: https://training.cochrane.org/handbook/archive/v6.4.

Vilar VCFL, Martins M, Rabello ET. Qualidade do cuidado e segurança do paciente: o papel dos pacientes e familiares. Saúde debate [Internet]. 2022 [citado 2 de jun 2024]; 46(135):1174-86. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213516.

World Health Organization. Conceptual framework for the international classification for patient safety. Version 1.1. Final Technical Report [Internet]. 2009 [citado 19 de abr 2024]. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/70882/WHO_IER_PSP_2010.2_por.pdf?sequence=4&isAllowed=y.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

1.
Genkawa IC, Duffeck LL, Silveira JL, Ribeiro ER. Tecnologias educacionais como recursos para ensino sobre segurança do paciente : protocolo de uma revisão UMBRELLA. Espac. Saude [Internet]. 23º de outubro de 2024 [citado 1º de novembro de 2024];25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/1025

Edição

Seção

Protocolos de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.