Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p9

Keywords:

Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.

Abstract

O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.

Author Biographies

Renan Pontes Petinelli, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em medicina

Savio Aparecido Melo da Silva, Universidade Estadual de londrina

Graqduando em medicina

Nicolas Pivoto, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em medicina

Thalita Bento Talizin, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em medicina

Maria José Sparça Salles, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Biologia Geral

Área de Embriologia

Published

2021-02-18

How to Cite

1.
Petinelli RP, Silva SAM da, Pivoto N, Talizin TB, Salles MJS. Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina. Espac. Saude [Internet]. 2021 Feb. 18 [cited 2024 Nov. 17];20(2):9-18. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.