A UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE BUCAL E DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MONITORAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p42Keywords:
Indicadores Básicos de Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Gestão da Informação em Saúde, Saúde Bucal, Sistema Único de SaúdeAbstract
Objetivou-se com o presente trabalho monitorar as ações em saúde bucal dos municípios do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná, por meio do uso de sistemas de informação, verificando a existência de correlação entre Indicadores da Atenção Primária em Saúde Bucal e os de desenvolvimento humano. Trata-se de um estudo descritivo correlacional, com avaliação de dados secundários. Os indicadores de desenvolvimento humano utilizados foram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) referente ao ano de 2010 e o Índice IPARDES de Desempenho Municipal (IPDM) referente ao ano de 2011, obtidos na base de dados disponibilizada pelos Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Já os indicadores em saúde bucal foram obtidos a partir do Sistema de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e consistem na consolidação do ano de 2012 em relação a: a) Primeira Consulta Odontológica Programática; b) Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada; c) Procedimentos Odontológicos Individuais Básicos; e d) Exodontias de decíduos e permanentes. Na análise estatística quantitativa foi utilizado o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 95%. A análise dos dados explicitou que quanto maior o desenvolvimento humano, maior é o número de primeiras consultas odontológicas programáticas (r=0,5963). Encontrou-se ainda correlação entre o número de primeiras consultas e o de exodontias (r=0,6439). Percebeu-se os sistemas de informação como importantes ferramentas no planejamento local das ações de saúde bucal dos municípios.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).