O USO DE ÁLCOOL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p15Keywords:
Álcool, Estudantes, Ensino médio, Prevalência, Amazônia,Abstract
Investigar o fenômeno do uso de álcool entre estudantes do ensino médio noturno em um contexto amazônico. Estudo transversal, em 2009, em Coari, Estado do Amazonas. Um questionário anônimo, auto-aplicado em sala de aula, foi respondido por amostragem sistemática da população de estudantes com idade entre 15 e 30 anos, matriculados no ensino médio, excluindo ensino supletivo, em todas as escolas públicas, inexistindo ensino particular para esta população do município. Os resultados foram expressos como razão de prevalências (RP). Foram entrevistados 27 educadores e 1382 estudantes (índice de perdas foi de 6,3%). Os educadores indicaram que percebem o uso de álcool em seus alunos, e que são necessárias ações permanentes, apontando a responsabilidade da mídia e do Estado, assim como o envolvimento de aspectos de sócio-culturais. A prevalência do uso de álcool no último ano foi 40,74%. Após controle, permaneceu a associação entre uso de álcool e sexo (RP=-0,94; IC 95%: -1,21/-0,67), religião (RP=0,61; IC 95%: 0,17/1,04); atividade profissional (RP=0,57; IC 95%: 0,24/0,89); atividade física regular (RP=-0,55; IC 95%:-0,88/-,022); e uso de fumo na vida (RP=0,81; IC 95%:0,39/1,23). O estudo indica que diversas características sócio-culturais estão associadas ao uso de álcool pelos alunos de ensino médio noturno no contexto amazônico.Downloads
Published
2012-01-13
How to Cite
1.
Campos DA, Lima H da S, Corradi-Webster CM, Moretti-Pires RO. O USO DE ÁLCOOL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO. Espac. Saude [Internet]. 2012 Jan. 13 [cited 2024 Nov. 24];13(1):15-22. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/446
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2012 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).