Autoestima e risco para depressão em idosos residentes em instituições de longa permanência
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p59Palavras-chave:
Instituição de longa permanência para idosos, Autoimagem, Depressão, Enfermagem geriátrica, Saúde do Idoso.Resumo
Objetivo: mensurar a autoestima e o risco para depressão em idosos residentes em instituição de longa permanência. Métodos: estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa, com 25 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência, por meio de entrevista com questionário sociodemográfico, escala de autoestima de Rosenberg e de depressão abreviada de Zung. Resultados: prevaleceram idosos com idade superior a 70 anos, sexo feminino, viúvos, que possuíam filhos e visitados mensalmente por familiares. Constatou-se que 52% estavam com autoestima baixa e, 48% estavam em risco para depressão. Dentre os sintomas depressivos destacaram-se a dificuldade em tomar decisões, pouca esperança acerca do futuro, sentimento de inutilidade e fracasso, e insatisfação de vida. Conclusão: idosos residentes de instituições de longa permanência são vulneráveis a baixa autoestima e depressão. As escalas são ferramentas que contribuem para detecção e monitoramento desses agravos. Permitem desenvolver ações para melhoria da qualidade de vida e saúde mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).