A SEGURANÇA DO PACIENTE E INTERVENÇÕES PARA A QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p22Palavras-chave:
Segurança, Segurança do Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde.Resumo
Estudo qualitativo cujo objetivo foi descrever a percepção de profissionais que exercem o cargo de chefia intermediária num hospital acerca da responsabilidade pela segurança do paciente e intervenções realizadas. Os dados foram coletados em 2011 por meio de entrevista estruturada com 32 profissionais e analisados por meio de análise de conteúdo de base heurística. Observou-se que os participantes citam a importância pela segurança do paciente como de responsabilidade de todos os profissionais assim como de setores específicos do hospital. No entanto, relativamente às intervenções realizadas, os participantes citam que as relacionadas aos profissionais de saúde foram mais evidentes, nomeadamente ações de formação e a Campanha de Higienização das mãos, esta última realizada em nível mundial e de grande importância para a manutenção da segurança do paciente nas instituições hospitalares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).