ACIDENTES DE TRABALHO EM UM PRONTO ATENDIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE DA REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p91Palavras-chave:
Acidentes de trabalho, Doenças profissionais, Notificação de acidentes de trabalhoResumo
As doenças profissionais e os acidentes de trabalho são um problema de saúde pública. Estimativas da Organização Internacional do Trabalho revelam 160 milhões de doenças profissionais, 250 milhões de acidentes de trabalho e 330 mil óbitos anualmente no mundo, apontando para a gravidade do problema. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil dos casos de acidentes de trabalho notificados no Pronto Atendimento de Londrina, PR. Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa, a partir da análise das 509 notificações de acidentes de trabalho, tanto para o mercado formal como para o informal, emitidas neste local no ano de 2006. Pode se observar que os acidentes concentram-se no sexo masculino (76,0%), na faixa etária de 21 a 45 anos (67,0%) e na região dos membros superiores (44,2%). Foi possível constatar a importante subnotificação dos acidentes de trabalho do mercado informal, além de problemas de preenchimento das notificações (11,0%), sugerindo ações com enfoque a melhorar a notificação destes problemas de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).