INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p54Palavras-chave:
Audição, Desenvolvimento da linguagem, Pré-escolaresResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.
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