INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p54Keywords:
Audição, Desenvolvimento da linguagem, Pré-escolaresAbstract
O presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).