HUMANIZAÇÃO: FRAGILIDADES, DESAFIOS E FORTALEZAS EM UMA ESCOLA DE ODONTOLOGIA

Autores

  • Maísa Paulino Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Adjunta II
  • Iris do Céu Clara Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Associada IV
  • Andressa da Rocha Medeiros UFRN/Aluna PIBIC-CNPq
  • Pedro Henrique Sette de Souza UFRN/Aluno PIBIC-CNPq
  • Raquel Magma de Medeiros UFRN/Aluna concluinte
  • Shênia Eliane do Rêgo Carneiro UFRN/Aluna concluinte
  • Túlio José de Oliveira Fernandes UFRN/Aluno concluinte
  • Leonardo César Amaro da Silva UFRN/Aluno PIBIC-CNPq

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p27

Palavras-chave:

Humanização, Acolhimento, Ambiência, Acessibilidade, Práticas de saúde bucal.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de discentes, docentes e usuários sobre humanização na sua dimensão ampla nas clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo qualitativo cujos dados foram coletados usando-se três instrumentos: questionários autoaplicáveis (alunos e usuários), um caso simulado (professores), além da observação direta nas clínicas. As respostas geradas foram categorizadas, analisadas e interpretadas à luz do referencial teórico de Bardin. Resultados: Os resultados apontam categorias como ambiência e acessibilidade nas falas dos alunos e usuários como pontos que precisam ser melhorados. Entre docentes o acolhimento e os aspectos éticos foram as categorias emergentes, mostrando preocupação nesse aspecto no trato com o usuário. A observação direta revelou categorias importantes como efeitos psicossociais e reflexos da relação docente-discente que merecem destaque como pontos negativos. Conclusão: Há percepção positiva sobre pontos como acolhimento pelos três segmentos e muita clareza sobre os pontos negativos como ambiência e acessibilidade entre alunos e usuários. Relações conflituosas de docentes e discentes sugerem estudos que ajudem a entender essa convivência e seus efeitos negativos sobre a formação do aluno. As fortalezas do serviço em questão ficaram por conta da oferta de serviços odontológicos, à medida que a sociedade, a rede pública de Natal e demais cidades do Rio Grande do Norte o reconhecem como referência e apostam na sua qualidade. Os desafios consistem em promover maior integração entre o corpo docente das clínicas, visando a implantação/manutenção de um ambiente uníssono, harmônico, tranquilo e seguro de orientação acadêmica.

Biografia do Autor

Maísa Paulino Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Adjunta II

Departamento de Odontologia. Saúde Coletiva

Iris do Céu Clara Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora Associada IV

Departamento de Odontologia. Saúde Coletiva.

Andressa da Rocha Medeiros, UFRN/Aluna PIBIC-CNPq

Curso de Odontologia

Pedro Henrique Sette de Souza, UFRN/Aluno PIBIC-CNPq

Curso de Odontologia

Raquel Magma de Medeiros, UFRN/Aluna concluinte

Curso de Odontologia

Shênia Eliane do Rêgo Carneiro, UFRN/Aluna concluinte

Curso de Odontologia

Túlio José de Oliveira Fernandes, UFRN/Aluno concluinte

Curso de Odontologia

Leonardo César Amaro da Silva, UFRN/Aluno PIBIC-CNPq

Curso de Odontologia

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Publicado

2015-10-31

Como Citar

1.
Rodrigues MP, Costa I do CC, Medeiros A da R, Souza PHS de, Medeiros RM de, Carneiro SE do R, Fernandes TJ de O, Silva LCA da. HUMANIZAÇÃO: FRAGILIDADES, DESAFIOS E FORTALEZAS EM UMA ESCOLA DE ODONTOLOGIA. Espac. Saude [Internet]. 31º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];16(3):27-38. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/393

Edição

Seção

Artigos