Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros

Autores

  • Cindi Costa Puggina
  • Simone Coelho Amestoy Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
  • Helen Nicoletti Fernandes Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.
  • Lisa Antunes Carvalho Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Pelotas.
  • Ana Cristina Pretto Báo Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.
  • Franciane Alves Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Coletiva. Mestranda do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p87

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Educação Continuada, Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.

Biografia do Autor

Cindi Costa Puggina

Enfermeira. Egressa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Simone Coelho Amestoy, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Helen Nicoletti Fernandes, Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. E-mail: helyfern@hotmail.com

Lisa Antunes Carvalho, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Pelotas.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Pelotas.

Ana Cristina Pretto Báo, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Franciane Alves, Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Coletiva. Mestranda do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Coletiva. Mestranda do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Puggina CC, Amestoy SC, Fernandes HN, Carvalho LA, Báo ACP, Alves F. Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 20º de abril de 2024];16(4):87-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386

Edição

Seção

Artigos