CONSUMO DE SAL E HIPERTENSÃO NA POPULAÇÃO IDOSA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p5Palavras-chave:
sal, Hipertensão, Idosos, SaúdeResumo
O objetivo deste estudo é investigar o consumo de sal e a sua associação com a hipertensão em uma população idosa de ambos os sexos. A pesquisa é do tipo transversal com idosos selecionados aleatoriamente. As variáveis analisadas foram: sociodemográficas, Índice de Massa Corpórea (IMC), consumo de sal e hipertensão. Os dados foram processados em uma planilha do Excel e analisados no software estatístico SPSS. Foram entrevistados 424 idosos, sendo 68,4% do sexo feminino e 31,6% do masculino, com idade média de 70,8 ± 7,8 anos. As características nutricionais, clínicas e dietéticas indicaram que a maioria estava com excesso de peso, hipertensão e com consumo de sal acima de 5g/dia. Tendo em vista a hipertensão ser um problema de saúde pública, são necessárias estratégias de controle, principalmente ações preventivas voltadas aos fatores de risco modificáveis, tais como controle da obesidade e diminuição da ingestão de sal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).