Encontros Regionais de Educação Permanente (EREP) movimentando a gestão em rede na saúde – Narrativa de uma vivência
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p47Palavras-chave:
Serviços de Saúde, Administração de Serviços de Saúde, Educação Continuada, Educação Permanente em SaúdeResumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência de uma vivência realizada no campo da gestão municipal de saúde de Londrina que tinha a proposta de realizar encontros regionais de educação permanente com os trabalhadores de saúde. Esses encontros foram tutorados por um facilitador (representante da diretoria de atenção básica) e um tutor (pessoa com experiência em tutoria de grupos), foram realizados sistematicamente uma vez por mês reuniões com grupos distintos pelas seis regiões do município. Esses grupos eram compostos por representantes dos serviços da atenção básica, das diversas diretorias do setor saúde e de outros setores, conforme o caso ou discussão realizada em cada grupo. Também eram realizadas reuniões entre os tutores e facilitadores com intuito de compartilhar as vivências dos seus grupos regionais além de estabelecer articulação com a gestão das ações realizadas nos encontros. Os encontros foram de março a dezembro de 2013. Entre os diversos relatos dos tutores estiveram: a capacidade dos trabalhadores reinventarem suas práticas na realização do cuidado; a percepção de que todos fazem gestão em seus locais de trabalho; a compreensão de que os encontros foram um espaço de reflexão tanto para o cuidado como para o papel de cada profissional de saúde enquanto potência para reinventar suas práticas almejando realizar o cuidado e mobilizar o sistema. Nesse sentido um objetivo não esperado, mas atingido, foi o de rearticulação com o setor da urgência e emergência que melhorou a ação conjunta com a atenção básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).