A que se destina, para a Enfermagem, a auditoria: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p229Palavras-chave:
Auditoria Clínica - Enfermagem, Bases de Dados em Saúde, Gerenciamento de Dados.Resumo
A palavra auditoria tem sua origem no latim “audire” que significa ouvir e atualmente tem ampla aplicação no campo da saúde. O objetivo deste estudo foi analisar, no período de 2005 a 2015, a produção científica sobre o tema focando sua conceituação, método, finalidade e base legal. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, cujos dados foram coletados através do levantamento das produções científicas indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) a partir da expressão de pesquisa auditoria clínica AND Enfermagem a partir dos seguintes filtros: artigos de periódicos publicados com texto completo, disponíveis em língua portuguesa do Brasil e ano da publicação compreendido entre 2005 e 2015. Os 9 artigos disponíveis para impressão estavam indexados nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), base de dados em Enfermagem (BDENF) e CidSaúde. Um dos artigos foi excluído por não se inserir na temática pesquisada. Há lacunas a serem preenchidas em relação à atuação da auditoria de Enfermagem no Brasil. Existem poucos trabalhos científicos sobre auditoria em Enfermagem, e estes se restringem particularmente à auditoria de processo, quando aplicada às estratégias de busca.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Araújo VAP de, Paula JM dos SF de. A que se destina, para a Enfermagem, a auditoria: revisão integrativa da literatura. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(2):229-36. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/305
Edição
Seção
Revisões
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).