Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O manuscrito está formatado em letra arial, corpo 12 (doze), espaço 1,5 em todo o texto.
  • O Resumo contém no máximo 150 palavras
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As palavras-chave deverão estar de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DECs) ou Medical Subject Headings (MeSH).

Diretrizes para Autores

Sobre as Categorias de Artigos 

Além dos artigos originais, a revista Espaço para a Saúde publica artigos de Revisão Relatos de Experiência, Ensaios e Protocolos de Revisões Sistemática, Escopo e Umbrella (Overview).

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa empírica inédita. Devem atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. Devem ter no máximo 6.000 palavras (incluindo referências bibliográficas) e cinco ilustrações (tabelas e/ou figuras, dentre outras).

Artigos de revisão: deverão ser categorizados como Integrativa, de Escopo, Overview ou Umbrella e Sistemática, devendo conter Objetivo (por que a revisão da literatura foi realizada, indicando se ela enfatiza algum fator em especial), Fonte de dados (informar os critérios de seleção de artigos, os métodos de extração e avaliação da qualidade das informações), Síntese dos dados (informar os principais resultados da pesquisa, sejam quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e suas aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos. Sua extensão limita-se a 6.000 palavras (incluindo referências bibliográficas) e cinco elementos visuais.

Relatos de Experiência: são contribuições que possibilitam a apresentação crítica de práticas ou intervenções científicas ou profissionais, pois descrevem e analisam uma experiência prática, geralmente no contexto de pesquisa, ensino, intervenção ou aplicação de uma determinada metodologia. Esse tipo de relato visa documentar e compartilhar conhecimentos adquiridos através de uma prática específica, oferecendo  reflexões que podem ser úteis para outros profissionais ou pesquisadores na mesma área. Deve incluir os seguintes componentes: Introdução com objetivo, Descrição Crítica da Experiência, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. As referências devem incluir estudos e teorias que fundamentam a análise da experiência. Sua extensão limita-se a 5.000 palavras (incluindo referências bibliográficas) e 3 elementos visuais. Utilizar o template disponibilizado, substituindo o tópico Método por Descrição Crítica da Experiência.

Ensaio : artigo com análise crítica sobre um tema específico relacionado ao ensino e saúde à convite da editora (número de autores limitado a três). Deve ter no máximo 3.000 palavras.

Protocolos de Revisão: são documentos que estabelecem um plano detalhado e pré-definido para conduzir a revisão, garantindo rigor, transparência e reprodutibilidade.  Um protocolo de revisão é um documento que descreve em detalhe os objetivos, métodos e critérios que serão seguidos durante uma revisão Sistemática, de Escopo ou Umbrella (Overview). Ele é elaborado antes do início da revisão para evitar vieses na seleção, avaliação e síntese dos estudos. Deve incluir os seguintes componentes: Título. Resumo, Registro (se houver), introdução, objetivo, método detalhado, extração e síntese de dados, além do plano de disseminação dos resultados. No máximo 3000 palavras incluindo as referências.

Sobre a Autoria

O número máximo de autores para cada artigo é limitado a seis, exceto para a categoria Ensaio, a qual o número de autores limita-se a três. O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere sobretudo à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima.

A revista Espaço para a Saúde adota a taxonomia CRediT. Para maiores informações, acessar: http://credit.niso.org/

Os autores deverão acrescentar o seu código ORCID no sistema no momento da submissão. Caso os autores não tenham ainda seu ID ORCID recomendamos inscrever-se previamente em https://orcid.org

Declaração de Direito Autoral

Autores concedem os direitos autorais do trabalho à revista Espaço para a Saúde, sendo  o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) que permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


SOBRE OS DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

 Os documentos abaixo listados deverão ser anexados durante o processo de submissão do artigo.

  • Carta de Apresentação do artigo ao Editor (Cover Letter): deverá explicitar a importância da pesquisa realizada, a anuência de todos os autores e o compromisso que o artigo não tenha sido encaminhado para outra publicação. Deve ser dirigida ao Editor Científico e assinada pelo autor de correspondência. A carta deve conter: a) título completo do manuscrito submetido; b) afirmação de que sua apresentação é exclusiva para a Revista; c) declaração de compromisso em inserir corretamente os metadados do manuscrito; d) declaração que evidencie a principal contribuição científica do manuscrito submetido e sua adequação ao escopo da Revista (porque é pertinente ao público-alvo da Revista).

  • Declaração de Responsabilidade, Transferência de Direitos Autorais, autoria e conflitos de interesse: todas as pessoas designadas como autores devem responder pela autoria dos manuscritos e ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Os autores devem assinar a seguinte declaração conforme modelo.

    Clique aqui.

  • Página Título e Identificação: indicação dos nomes dos Autores com Filiação (Titulação máxima, Instituição, Cidade, Estado e País) deverá vir logo abaixo do Título nos idiomas português, inglês e espanhol (no máximo 15 palavras) e nesta deverá ser informado o autor de correspondência com endereço físico e eletrônico.

  • Documento principal: Texto conforme orientações para preparo do manuscrito. (Main Document). Sem a identificação dos autores contendo e de acordo com as normas de formatação: Título e Resumo em português, inglês e espanhol, com palavras-chave, keywords e palavras clave; texto de acordo com as normas de estruturação: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusões; Tabelas e Figuras numeradas por ordem e inseridas no texto; Referências no estilo Vancouver, numeradas por ordem de citação; 

Sobre o Preparo do Manuscrito 

Os manuscritos deverão ser produzidos em editor de texto word  (.doc ou .docx) com: a) fonte arial, corpo 12 (doze), espaço 1,5 em todo o texto,  resumos, ilustrações, agradecimentos (quando couber) e referências;  utilizar o template disponibilizado a seguir. 

Sobre a Estrutura do Manuscrito 

Os manuscritos não devem conter informações de autoria, tais informações devem ser apresentadas na Página Título e Identificação.

Os manuscritos enviados devem ser redigidos de acordo com a ortografia e a gramática oficiais, e obedecendo à estrutura formal utilizando o template a seguir: (Clique aqui)

  1. Título – deve conter o título do artigo nos idiomas português, inglês e espanhol, centralizado, em caixa alta, conciso e completo com, no máximo, 15 palavras.
  2. Resumo e palavras-chave– o resumo deve ser apresentado em três idiomas Português (Resumo), Inglês (Abstract) e Espanhol (Resumen), com no máximo, 150 (cento e cinquenta) palavras. Abaixo dos resumos, devem ser indicados 3 (três) descritores, separados entre si por ponto (.) sendo, Palavras-chave (Português), Keywords (Inglês) e Palabras clave (Espanhol) extraídas do vocabulário “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS) disponível em: http://www.decs.bvs.br ou do vocabulário “Medical Subject Headings” (MeSH) disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.
  3. Texto– artigos e artigos de revisão devem conter as seguintes seções, cada uma com seu respectivo subtítulo em negrito: Introdução: deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento, fornecendo referências teóricas estritamente pertinentes; Método: deve descrever de forma objetiva e completa os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção; Resultados: deve descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações ou comparações e o texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras); Discussão: deve conter comparação dos resultados com a literatura, as limitações da pesquisa e a interpretação dos autores, enfatizando os aspectos novos e importantes do estudo e Conclusões: relacionar as conclusões com os objetivos do trabalho, evitando assertivas não apoiadas pelos achados e incluindo recomendações, quando pertinentes.
  4. Tabelas e figuras– as tabelas e figuras deverão ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, inseridas na ordem em que foram citadas no texto, elaboradas com a ferramenta de tabelas do MS Word e construídas para sua reprodução direta sempre que possível. Os gráficos devem estar em formato JPG em alta resolução (300DPI). Os títulos e legendas deverão ser em fonte Arial tamanho 10, espaçamento simples.
  5. Falas de participantes- observar a seguinte estrutura: recuo do parágrafo (2,5 cm), fonte tamanho 10, em itálico, espaçamento simples. A identificação deve ser codificada, apresentada ao final de cada fala entre parênteses e separadas entre si por um espaço simples. Supressões devem ser indicadas pelo uso das reticências entre colchetes [...].
  6. Agradecimentos– devem ser breves e objetivos, somente a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria, desde que haja permissão expressa dos nomeados. Podem constar agradecimentos a instituições pelo apoio econômico, material e outros. 
  7. Citações– identificar as referências no texto por números arábicos sequenciais, sobrescritos, por exemplo1; quando se tratar de citação sequencial, separar os números por traço, por exemplo1-5; quando intercalados use vírgula, por exemplo1,3,7. Quando inseridas ao final do parágrafo ou frase devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula devem estar antes da mesma. Citações ipsis literesdevem ser colocadas entre aspas, sem itálico, tamanho 12, na sequência do texto, com o limite de três linhas.
  8. Referências– as referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem sendo citadas no texto e normalizadas segundo o estilo Vancouver, disponível no site (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Index Medicus: (http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng). Publicações com até 6 (seis) autores citam-se todos; acima de 6 (seis) autores, citam-se os seis primeiros autores, seguidos da expressão latina “et al”. Não serão aceitas as referências em notas de rodapé ou fim de página. Pelo menos 1(um) artigo publicado na revista Espaço para a Saúde deve ser utilizado como referência do manuscrito. 

Sobre o Processo de Julgamento dos Manuscritos

O artigo submetido à Revista, que atenda às “Instruções aos Autores” e que coadunem com a política editorial, será enviado para avaliação de dois revisores (Blind review) de reconhecida competência na temática abordada (peer review). Caso haja discordância no parecer, o artigo será encaminhado a um terceiro consultor (ad hoc). O editor então encaminha o parecer de aceitação, reformulação ou recusa justificada aos autores. O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. A decisão sobre aceitação é tomada pelo Corpo Editorial Científico. Os artigos recusados, devidamente reformulados, poderão ser submetidos com novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

Os critérios de editoração estabelecidos pela Revista visam garantir a qualidade das publicações. Ferramentas para localização de similaridade de textos são utilizadas para detecção de plágio, levando em consideração que plágio acadêmico, em qualquer nível, é crime.

Sobre o Acompanhamento do Processo

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema eletrônico. As decisões sobre o manuscrito serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema eletrônico. Da mesma forma, o contato com a secretaria da Revista também deverá ser feito sempre pelo sistema eletrônico. 

Sobre a Prova de Prelo 

A prova de prelo será acessada pelo autor via sistema eletrônico. Para visualizar a prova do artigo será necessário o programa Adobe Reader ou similar. Para acessar a Prova de Prelo e as Declarações complementares, o autor deverá acessar o link do sistema eletrônico, utilizando login e senha já cadastrados.
As provas de prelo são enviadas por e-mail com prazo de 48 horas para resposta.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista não cobra nenhuma taxa de publicação - APC.