ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Authors

  • Gilciane Vianna Peixoto Hospital Universitário de Santa Maria-RS
  • Rosângela Marion da Silva Hospital Universitário de Santa Maria-RS

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p74

Keywords:

Diabetes Mellitus, Enfermagem em Saúde Comunitária, Educação em Saúde, Enfermagem.

Abstract

Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.

Author Biographies

Gilciane Vianna Peixoto, Hospital Universitário de Santa Maria-RS

Enfermeira Especialista Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Saúde da Família, Hospital Universitário de Santa Maria-RS

Rosângela Marion da Silva, Hospital Universitário de Santa Maria-RS

Enfermeira Mestre em Enfermagem,  Hospital Universitário de Santa Maria-RS

Published

2012-01-13

How to Cite

1.
Peixoto GV, Silva RM da. ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA. Espac. Saude [Internet]. 2012 Jan. 13 [cited 2024 Jul. 3];13(1):74-81. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452

Issue

Section

Artigos