O princípio da integralidade como norteador da formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p102Keywords:
Sistema Único de Saúde, Integralidade em Saúde, Ensino, EnfermagemAbstract
As transformações curriculares que os cursos de Enfermagem vivenciaram nas últimas décadas são fruto do processo de reformulação da saúde brasileira e da implantação do Sistema Único de Saúde. O enfermeiro é fundamental na promoção do cuidado integral ao indivíduo, população e comunidade, devendo as Instituições de Ensino Superior direcionar a formação de profissionais que atendam aos princípios do SUS. A integralidade é definida como um conjunto de ações e serviços para atender ao ser humano e comunidade em todos os níveis de complexidade, entendendo o homem como um ser integral, indivisível e pertencente a um meio ambiente, social e econômico. OBJETIVO: identificar, na literatura nacional, como o princípio da Integralidade é abordado durante a graduação em enfermagem. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foi utilizada a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. RESULTADOS: totalizou-se 19 publicações, categorizadas em: o princípio da Integralidade como norteador dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de enfermagem; contradições entre teoria e prática no ensino da Integralidade; dimensões pessoais da Integralidade.Downloads
Published
2016-11-23
How to Cite
1.
Barbosa Junior AJ, Perales PGPS, Oliveira Vannuchi MT, Martins EAP. O princípio da integralidade como norteador da formação do enfermeiro. Espac. Saude [Internet]. 2016 Nov. 23 [cited 2024 Nov. 17];17(1):102-7. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/373
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