O princípio da integralidade como norteador da formação do enfermeiro

Authors

  • Adriano José Barbosa Junior
  • Paula Graziela Pedrão Soares Perales
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p102

Keywords:

Sistema Único de Saúde, Integralidade em Saúde, Ensino, Enfermagem

Abstract

As transformações curriculares que os cursos de Enfermagem vivenciaram nas últimas décadas são fruto do processo de reformulação da saúde brasileira e da implantação do Sistema Único de Saúde. O enfermeiro é fundamental na promoção do cuidado integral ao indivíduo, população e comunidade, devendo as Instituições de Ensino Superior direcionar a formação de profissionais que atendam aos princípios do SUS. A integralidade é definida como um conjunto de ações e serviços para atender ao ser humano e comunidade em todos os níveis de complexidade, entendendo o homem como um ser integral, indivisível e pertencente a um meio ambiente, social e econômico. OBJETIVO: identificar, na literatura nacional, como o princípio da Integralidade é abordado durante a graduação em enfermagem. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, foi utilizada a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. RESULTADOS: totalizou-se 19 publicações, categorizadas em: o princípio da Integralidade como norteador dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de enfermagem; contradições entre teoria e prática no ensino da Integralidade; dimensões pessoais da Integralidade.

Published

2016-11-23

How to Cite

1.
Barbosa Junior AJ, Perales PGPS, Oliveira Vannuchi MT, Martins EAP. O princípio da integralidade como norteador da formação do enfermeiro. Espac. Saude [Internet]. 2016 Nov. 23 [cited 2024 Jul. 3];17(1):102-7. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/373

Issue

Section

Artigos