Humanização em saúde na graduação em medicina e sua correlação com atividades da IFMSA Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p34Palavras-chave:
Humanização da Assistência. Educação de Graduação em Medicina. Educação Médica.Resumo
Ao correlacionar humanização e graduação de medicina, estudantes filiados à Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), realizam atividades com o intuito de disseminar e implementar conhecimentos adquiridos em sua formação. O artigo objetiva identificar como a temática ‘Humanização em Saúde’ é desenvolvida nos programas da Federação, correlacionando-os com literatura científica. Realizou-se uma revisão integrativa e, posteriormente, analisou-se os relatórios referentes aos programas. Os artigos abordavam formas de inserir a humanização na graduação de medicina. Em relação aos programas, 15 possuíam as palavras ‘Humanização’, ‘Arte’ e/ou ‘Empatia’. Reforça-se a importância da graduação médica com olhar holístico, voltado para o método clínico centrado na pessoa. A abordagem literária foi aplicada tanto pelo professor na graduação, em literatura científica, como por alunos da Federação. Evidencia-se que a humanização em saúde é abordada tanto em atividades curriculares como em extracurriculares na graduação de medicina.
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