Saúde Bucal em usuários de medicamentos cardiovasculares e antidiabéticos na atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p39Palavras-chave:
Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares,Resumo
A hipertensao arterial (HA) e o diabetes mellitus (DM) sao doencas com elevada prevalencia e morbimortalidade. Entre os fatores associados a essas enfermidades esta a doenca periodontal (DP), principalmente a periodontite, que tem sido relacionada a presenca e a evolucao do DM e das doencas cardiovasculares (DCV). O objetivo deste trabalho foi caracterizar as condicoes de saude bucal de usuarios de medicamentos cardiovasculares e antidiabeticos na atencao primaria a saude no municipio de Londrina (PR). Realizou-se estudo transversal com 397 individuos maiores de 18 anos, por meio de formulario com questoes estruturadas, semi-estruturadas e abertas com dados autorreferidos. O risco periodontal foi estabelecido pela presenca de um ou mais dentes com sangramento gengival e/ou com mobilidade dentaria. A media de idade encontrada foi de 63,8 anos, a maioria do sexo feminino (65,5%), escolaridade de um a quatro anos (44,6%), e classe socioeconomica (ABEP) predominante B2 e C1 (42,6%). As mulheres apresentaram piores condicoes de saude bucal: edentulas (40%) e sangramento gengival (17,3%).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).