Análise do controle da toxoplasmose gestacional e ocular nos serviços de atenção primária da 15ªRegional de Saúde do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p39Palavras-chave:
Toxoplasmose gestacional/ocular, Profilaxia, Toxoplasma gondii, Profissionais da saúde.Resumo
Introdução: A primo-infecção pelo Toxoplasma gondii na gestação causa um risco de transmissão fetal entre 10% e 100%. Em 2006, a 15ª Regional de Saúde do Paraná criou a Rede de Controle da Toxoplasmose Gestacional e Congênita com referência para o Hospital Universitário de Maringá.
Objetivo: avaliar as medidas adotadas pelos profissionais da Atenção Primária, para o controle da toxoplasmose gestacional e ocular.
Método: Foram sorteadas 20% das 39 Unidades Básicas de Saúde de quatro municípios pertencentes à 15ª Regional de Saúde. A abordagem aos profissionais que assistiam as gestantes foi mediada por um questionário estruturado. Os dados coletados foram sobre as medidas realizadas: com gestantes soro não reagentes, com suspeita aguda, e com toxoplasmose ocular.
Resultados: A maioria dos profissionais desconhecia a rede de controle, maneiras de infecção e medidas profiláticas para toxoplasmose.
Conclusão: Isto mostra a importância da atualização profissional e perseverança da educação continuada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).