Por que eles permanecem: causas de atraso na saída em pacientes de alta médica
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p134Palavras-chave:
Hospitais de Convalescentes, Ocupação de Leitos, Planejamento da Alta, Alta do Paciente.Resumo
Pacientes que recebem alta e permanecem internados têm se tornado um problema frequente em hospitais de diversas partes do mundo. Este estudo tem como objetivo identificar os motivos mais frequentes que fizeram com que pacientes de alta permanecessem sem necessidade no hospital, levando ao uso inadequado do recurso leito hospitalar, e compará-los com o que mostra a literatura internacional. Foi realizado um estudo descritivo em um hospital público universitário de longa permanência, na Região Metropolitana da Grande São Paulo, através de levantamento de dados de prontuários fornecidos pelo SAME do Hospital. Os motivos mais comuns foram problemas relacionados a transporte para a residência, suporte da rede, resistência dos pacientes/familiares, adequação da moradia, espera por documentação e treinamento de familiares/cuidadores. Identificou-se especificidade na realidade brasileira em relação à bibliografia internacional, evidenciando a necessidade de soluções direcionadas a cada realidade para obter melhor utilização dos serviços.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Ajimura FY, Malik AM. Por que eles permanecem: causas de atraso na saída em pacientes de alta médica. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];17(2):134-42. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/294
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).