Por que eles permanecem: causas de atraso na saída em pacientes de alta médica

Autores

  • Fabio Yoshito Ajimura Universidade de São Paulo.
  • Ana Maria Malik Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p134

Palavras-chave:

Hospitais de Convalescentes, Ocupação de Leitos, Planejamento da Alta, Alta do Paciente.

Resumo

Pacientes que recebem alta e permanecem internados têm se tornado um problema frequente em hospitais de diversas partes do mundo. Este estudo tem como objetivo identificar os motivos mais frequentes que fizeram com que pacientes de alta permanecessem sem necessidade no hospital, levando ao uso inadequado do recurso leito hospitalar, e compará-los com o que mostra a literatura internacional. Foi realizado um estudo descritivo em um hospital público universitário de longa permanência, na Região Metropolitana da Grande São Paulo, através de levantamento de dados de prontuários fornecidos pelo SAME do Hospital. Os motivos mais comuns foram problemas relacionados a transporte para a residência, suporte da rede, resistência dos pacientes/familiares, adequação da moradia, espera por documentação e treinamento de familiares/cuidadores. Identificou-se especificidade na realidade brasileira em relação à bibliografia internacional, evidenciando a necessidade de soluções direcionadas a cada realidade para obter melhor utilização dos serviços.

Biografia do Autor

Fabio Yoshito Ajimura, Universidade de São Paulo.

Mestre em Administração de Empresas, diretor do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - PROAHSA / HCFMUSP.

Ana Maria Malik, Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP

Mestre em Administração, Doutora em Medicina Preventiva, Professora Titular da EAESP FGV, diretora adjunta do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - PROAHSA / HCFMUSP.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Ajimura FY, Malik AM. Por que eles permanecem: causas de atraso na saída em pacientes de alta médica. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 27º de abril de 2024];17(2):134-42. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/294

Edição

Seção

Artigos