Avaliação da adoção de medidas de precaução padrão por profissionais de uma Unidade Básica de Saúde em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p51Palavras-chave:
Exposição a Agentes Biológicos, Saúde do Trabalhador, Atenção Primária à Saúde.Resumo
O objetivo ao realizar o presente estudo é avaliar a adoção de Medidas de Precaução Padrão (MPP) entre profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de um estudo observacional, corte transversal e descritivo. A coleta de dados foi realizada por estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) com o emprego da observação direta dos ambientes da unidade de saúde críticos, semicríticos e não críticos e entrevistas com os profissionais de saúde. Na Unidade Básica de Saúde, foram realizadas 66 observações e entrevistados 42 profissionais. Observou-se uma frequência inferior a 50% de higienização das mãos e descarte adequado de lixo. Aspectos negativos em Biossegurança listados pelos entrevistados foram insuficiência de materiais (26%), de estrutura física inadequada para o cumprimento das normas de higienização das mãos (14,3%) e falta de adesão dos profissionais às MPP (12%). A realização da presente pesquisa subsidiou contribuições para a melhoria das condições de Biossegurança na unidade de saúde promovidas pelos estudantes do PET-Saúde que são aplicáveis a outras Unidades Básicas de Saúde. Recomendam-se outras ações para o aumento da adoção das MPP como adequações na infraestrutura física e abastecimento de materiais e a realização sistemática de atividades educativas para os profissionais de saúde.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Camargos RC de, Campos DM, Dias Ângelo A de M, Mendes DF, Nascimento IR do, Casula D de A, et al. Avaliação da adoção de medidas de precaução padrão por profissionais de uma Unidade Básica de Saúde em Belo Horizonte. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 17º de novembro de 2024];17(2):51-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/284
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).