Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa

Autores

  • Milena da Costa Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p71

Palavras-chave:

Educação Superior. Competência Clínica. Procedimentos Clínicos. Aprendizagem.

Resumo

Trata-se de revisão integrativa que objetivou descrever o conceito de ambiente/clima educacional e identificar a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem sob a percepção do estudante. Ambiente educacional (AE) é todo e qualquer contexto em que se dá o ensino e o aprendizado. Foram selecionados doze artigos relevantes ao tema, nas bases de dados BVS e PubMed, com descritores, educação superior, competência clínica, procedimentos clínicos e aprendizagem. Emergiram três categorias: ambiente educacional e ensino clínico na saúde; percepção do estudante sobre o ambiente educacional e fatores do ambiente educacional que influenciam no processo ensino-aprendizagem. O AE pode afetar as habilidades e o desempenho acadêmico e deve propiciar confiança nas atividades diárias. Conclui-se que o AE tem influência no processo ensino-aprendizagem, fornece informações importantes para os educadores, estimulam a autoconfiança e aspectos afetivos.

Biografia do Autor

Milena da Costa, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Especialista em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais. Mestranda do Programa de Pós Graduação Strictu Senso no Ensino das Ciências da Saúde.

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Docente do Curso de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Diretora Acadêmica da FPP.

 

Downloads

Publicado

2020-09-20

Como Citar

1.
Costa M da, Palmira Sanson Zagonel I. Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 20º de setembro de 2020 [citado 24º de abril de 2024];21(1):71-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/674

Edição

Seção

Revisões