Biossegurança em odontologia: utilização de mini manual como estratégia de educação permanente

Autores

  • Simone de Miranda Galicioli Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.
  • Tatiane Baratieri Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Maicon Henrique Lentsck Universidade Estadual do Centro-Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p120

Palavras-chave:

Odontologia, Exposição a Agentes Biológicos, Educação Permanente.

Resumo

Objetivo: iniciar o processo de implementação da educação permanente sobre biossegurança em odontologia. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido por meio de projeto aplicativo, junto a profissionais de odontologia do município de Guarapuava/PR entre os meses de outubro a dezembro de 2014. A aplicação se deu em quatro fases: 1) Identificação dos problemas de biossegurança durante as visitas da vigilância sanitária a estabelecimentos odontológicos; 2) Elaboração do minimanual de biossegurança em odontologia; 3) Educação permanente dos profissionais de odontologia; e 4) Avaliação do interesse dos profissionais pela atividade realizada. Resultados: após identificar a necessidade de atualização dos profissionais de odontologia quanto às normas de biossegurança, foi elaborado e distribuído o minimanual contendo informações sobre o tema, além de conceitos e normas regulamentadoras. Realizaram-se orientações sobre adequação e cumprimento das normas dos estabelecimentos, e instituído em sua rotina de trabalho a Educação Permanente em Saúde. Conclusões: O desenvolvimento do PA viabilizou o início de um processo de implementação da educação permanente e impactou positivamente em uma ação dialógica, desenvolvida a partir das necessidades de atualização dos profissionais.

Biografia do Autor

Simone de Miranda Galicioli, Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.

Odontóloga. Especialista em Gestão da Vigilância em Saúde. Cirurgiã Dentista e fiscal da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.

Tatiane Baratieri, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Maicon Henrique Lentsck, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Galicioli S de M, Baratieri T, Lentsck MH. Biossegurança em odontologia: utilização de mini manual como estratégia de educação permanente. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 24º de abril de 2024];16(4):120-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/389

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)