Eventos adversos pós-vacinação: Educação permanente para a equipe de Enfermagem

Autores

  • Chayane Andrade Ternopolski Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava/PR - SMS
  • Baratieri Tatiane Baratieri Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Maicon Henrique Lentsck Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p109

Palavras-chave:

Vacinas, Efeitos Adversos, Educação Permanente.

Resumo

Objetivo: compreender e visualizar um panorama dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), no do Município de Guarapuava - PR, com intuito de propor medidas, como educação permanente, para diminuição de erros ligados a atuação dos profissionais de enfermagem na administração dos agentes imunológicos. Método: Abordou-se o problema de pesquisa em forma de Projeto Aplicativo, que foi dividido em quatro fases, sendo a primeira a descrição do problema, seguida da identificação das necessidades de aprendizagem, e da atualização dos profissionais de enfermagem, e por fim a avaliação das atividades desenvolvidas. Resultados: O Projeto Aplicativo se mostrou extremamente útil, pois proporcionou aos participantes atualizarem seus conhecimentos e sanarem suas dúvidas, a partir disso a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava e de uma implantação de um programa de educação permanente poderá atender com mais qualidade e segurança os usuários. Conclusões: O exercício de intervenção realizado neste estudo foi relevante para a discussão de uma problemática no serviço de saúde, contextualizar e abordar sobre EAPV não é tarefa fácil, mas necessária para aprimoramento do serviços de imunização no SUS. Foi uma ação localizada e regional mas que pode ser reproduzida em outros cenários.

Biografia do Autor

Chayane Andrade Ternopolski, Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava/PR - SMS

Enfermeira. Especialista e Gestão da Vigilância em Saúde. Enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava/PR

Baratieri Tatiane Baratieri, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Maicon Henrique Lentsck, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Ternopolski CA, Baratieri BT, Lentsck MH. Eventos adversos pós-vacinação: Educação permanente para a equipe de Enfermagem. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 26º de abril de 2024];16(4):109-1. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/388

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)