Análise dos aspectos epidemiológicos da dengue: implicações para a gestão dos serviços de saúde

Autores

  • Maísa Mônica Flores Martins
  • Ana Maria Freire de Lima Almeida
  • Narla Denise Rodrigues Fernandes
  • Liliane Santana Silva
  • Taís Batista de Lima
  • Agnaldo de Souza Orrico
  • Howard Lopes Ribeiro Junior Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p64

Palavras-chave:

Dengue, Epidemiologia, Sistema de Informação em Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico da dengue na microrregião de saúde de Salvador, Bahia, período de 2007 a 2014, e sua relação com as características socioeconômicas dos municípios. Método: Trata-se de um estudo ecológico espaço-temporal, tendo como unidades de análise municípios e ano, a partir dedados secundários. Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística através do Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: Foram confirmados 56.921 casos de dengue, compredomínioda incidênciano sexo feminino, nas idades entre 10 e 49 anos, com maior destaque afaixa etária de 20-34 anos, além de residir na zona urbana. Houve correlação estatisticamente significante entre coeficiente de incidência e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) em 2011, e 2014paraa variação longevidade. Conclusão: Conclui-se que as cidades com alta incidência de dengueestão entre os municípios com IDHM abaixo da média da microrregião, a exceção de Salvador.

Biografia do Autor

Howard Lopes Ribeiro Junior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Biólogo. Mestre em Ciências Médicas. Professor da Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Martins MMF, Almeida AMF de L, Fernandes NDR, Silva LS, de Lima TB, Orrico A de S, Ribeiro Junior HL. Análise dos aspectos epidemiológicos da dengue: implicações para a gestão dos serviços de saúde. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 24º de abril de 2024];16(4):64-73. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/384

Edição

Seção

Artigos