PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À DOENÇA PERIODONTAL EM PUÉRPERAS ATENDIDAS EM MATERNIDADE PÚBLICA EM LONDRINA, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p37Palavras-chave:
Gengivite, Período Pós-Parto, Epidemiologia, Saúde BucalResumo
Objetivo: Estimar a prevalência e identificar fatores associados à doença periodontal em puérpera. Método: Foram entrevistadas e examinadas 472 puérperas em maternidade pública do município de Londrina, Paraná no período de junho a julho de 2009. Para o exame bucal e diagnóstico da doença periodontal utilizou-se o Índice Periodontal Comunitário, que foi realizado por três cirugiões-dentistas, previamente treinados e calibrados (kinter=0,87). Resultados: A prevalência da doença periodontal foi de 41,1%. Entre a puérperas com o agravo, 8,2% apresentaram sangramento gengival, 49,0% cálculo e 42,8% bolsa periodontal (4-5mm) como o pior resultado. O modelo final da Regressão de Poisson apontou associação (p<0,05) da doença periodontal entre as puérperas com 20 anos de idade ou mais, com baixa escolaridade (? 4 anos de estudo), sangramento gengival (auto-referido) anterior à gestação e hábito de fumar há mais de 10 anos. Conclusão: Os resultados reforçam a necessidade da melhoria no acesso ao atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde, por meio de ações que promovam, previnam e recuperem a saúde bucal individual e coletiva, incluindo a atenção especializada de periodontia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).