QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p66Palavras-chave:
qualidade de vida, trabalho, enfermagem, saúde do trabalhadorResumo
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi identificar os fatores que influenciam na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam em instituições hospitalares. A coleta de dados foi realizada em bases eletrônicas, sendo encontrados 211 artigos, dos quais 13 foram selecionados. A partir do estudo, pode-se identificar fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, como os abalos físicos e psicológicos a que estão expostos, a deficiente estrutura ambiental e falta de materiais, a insatisfação com a remuneração, insatisfação e o comprometimento da qualidade de vida no trabalho, as jornadas duplas de trabalho, a insatisfação com o trabalho, a sobrecarga das atividades, o dimensionamento de pessoal insuficiente, o processo de trabalho desgastante, o trabalho noturno, a ausência de reconhecimento profissional e os acidentes de trabalho. Diante dos resultados, recomenda-se a implantação de políticas e programas institucionais que visem à qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem, buscando, através de ações internas, preparar física e psiquicamente os trabalhadores, de forma a promover indivíduos satisfeitos resultando em melhoria da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem e da assistência prestada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).