Adesão à imunização contra o papilomavírus humano na saúde pública do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p157Palavras-chave:
Saúde Pública. Neoplasias de Colo do Útero. Imunização. Papilomavírus HumanoResumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a adesão de meninas com idade entre 11 e 13 anos à vacina contra o papilomavírus humano no Brasil. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa e de caráter exploratório, utilizando-se a base de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 2014, foi administrado um total de 7.436.841 doses de vacinas, a maior cobertura vacinal foi na região Sudeste e a menor na região Norte. A cobertura da primeira dose da vacina foi de 99,84%, no entanto, a cobertura vacinal da segunda dose foi de 55,65%, verificando-se redução significativa da adesão quando comparada à primeira dose. É relevante a necessidade de instituir medidas públicas e educativas, com o intuito de ampliar a cobertura da segunda dose nos próximos anos e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Prince KA de. Adesão à imunização contra o papilomavírus humano na saúde pública do Brasil. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 22º de fevereiro de 2025];18(1):157-64. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/356
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).